Library in Santana do Parnaiba
Alvaro Puntoni
Alvaro Razuk
Jonathan Davies
Juliana Braga
A nova biblioteca está implantada no centro do núcleo histórico, em uma faixa de terreno junto a Igreja Matriz e ao Museu Municipal, encaixada na parte inferior da Praça Catorze de Novembro, a principal da cidade.
O novo espaço – com uma área total de 560 m² – é extremamente simples com serviços nas extremidades, liberando todo espaço para uso da biblioteca. Uma grande parede curva, que se presta às exposições, define os espaços da administração separado do acervo. Um muro de arrimo de pedra existente que realiza o espaço da Praça será preservado com algumas aberturas para facilitar a circulação e visualização do novo espaço e tempo: historia transparente.
O projeto prevê ainda a correção da praça na sua parte superior, que utiliza a cobertura do edifício como extensão e um belvedere para cidade.
Desta forma minimizam-se as intervenções no centro histórico e ressalta-se a importância da própria cidade, que se constitui no verdadeiro centro de cultura e pela soma dos seus edifícios. O conjunto será ligado à cidade de São Paulo e a nova paisagem que se desenha com a despoluição do rio tietê com a perspectiva do transporte fluvial e criação dos parques lineares junto as suas margens. Santana do Parnaíba seria uma opção de lazer e cultura neste percurso.
Este é o futuro pelo o qual a nova biblioteca se orienta.
PUBLICAÇÕES:
Periódicos
BIBLIOTECA ENCAIXADA NO CONTEXTO
au / brasil n 47 / 1993