Casa em Cotia

Cidade
Cotia - SP
Projeto
2008
Obra
-
Arquitetura
Angelo Bucci

João Paulo M. de Faria
Juliana Braga
Tatiana Ozzetti
Equipe

ESTRUTURA
F. T. Oyamada
Engenheiros Associados

HIDRÁULICA / ELÉTRICA
JPD Instalações Elétricas e Hidráulicas

ÁREA DO TERRENO
1260 m²

ÁREA CONSTRUÍDA
300 m²

Arquivos

Rodeado por uma protegida área verde e um campo de golfe, o terreno, no subúrbio de São Paulo apresenta uma atraente atmosfera bucólica, contrastando com os 20 milhões de habitantes da metrópole.

A topografia imprimiu ao terreno uma inclinação de 20% e um talude ainda mais íngreme na borda (100%), decorrente de um corte quando da construção da rua. Isso fez com que o acesso de veículos fosse um dos primeiros desafios enfrentados. Preservar ao máximo a topografia existente e dispor a construção independente do chão se tornou estratégico para o projeto.

A garagem está situada próxima à rua e seu nível. Da rua se mostra como uma caverna no talude do limite do terreno. A casa está acima do perfil natural do terreno. No nível entre a garagem e a casa, há um espaço intermediário. Intermediário no seu nível, no seu programa e também no seu significado: parcialmente chão e parcialmente construção.

Uma estrutura extremamente simples de concreto armado, apoiada por apenas duas colunas, destaca a independência entre a construção o solo. Um par de vigas disposto na cobertura é tudo o que precisamos para pendurar as lajes, utilizando barras de aço com 50 mm de diâmetro.

Este sistema estrutural permite o livre desenho das lajes, embora estejam sempre contidas dentro de um retângulo. Isto resulta em uma forma dura por fora e livre por dentro. Esta regra é quebrada quando a laje "deixa" a casa em direção ao pátio através de um caminho sinuoso.

PUBLICAÇÕES:
Periódicos

ANGELO BUCCI: HOUSE IN COTIA
ga houses / japão n 103 / 2008